sexta-feira, 15 de junho de 2007

Jornalismo Comunitário

Jornalismo Comunitário




Para muitos, o Jornal Comunitário serve para aumentar a comunicação entre comunidades. Como o próprio nome já diz, o Jornal Comunitário agrega informação para o público interno, ou seja, serve exclusivamente para levar conhecimento àquela comunidade ou região.
Além disso, é uma experiência comum de participação e de interação, um jornalismo horizontal, com ampla participação do receptor-sujeito, voltado para o chamado “público interno”.
O Jornal Comunitário atua dentro de uma comunidade, tornando-se ponto de referência para muitos. Além do mais, possui um público definido e específico. Temos, assim, jornais comunitários em Empresas, Escolas, Sindicatos, Igrejas, Bairros etc. Entretanto, para manter as características de comunitário, é necessário que o veículo esteja voltado para o chamado "público interno", sendo o diferencial dos demais meios de comunicação. Para isto, é preciso ser feito a partir dos interesses e expectativas desse público, da pauta ao produto final.
No momento que o jornal empresarial, escolar, sindical, religioso, entre outros estiver voltado para o público externo, com o objetivo de divulgação para outros públicos, então teremos um veículo especializado na divulgação daquela empresa, escola, sindicato, igreja e etc. Esta é a diferença deste tipo de comunicação interna e externa. A partir do momento que houver um jornal especializado na divulgação de empresa, escola e outros, se torna automaticamente, um modo de publicidade, ou seja, serve como marketing. O jornalismo comunitário, dentro de uma empresa ou de um órgão público, evitará a disseminação de boatos. No lugar deles, os funcionários terão informações corretas, detalhadas e sérias, o que passa ao público interno um clima de transparência e confiança na direção da empresa, fator psicológico que certamente influi na produtividade.
Há de se ressaltar que o Jornal Comunitário realizado em Bairros carentes, contribui para a elevação da auto-estima, a reconstrução da cidadania e o desenvolvimento de um olhar crítico por parte das pessoas envolvidas na sua produção e também dos demais integrantes da comunidade no qual o veículo de comunicação está inserido. Sempre que houver esta relação entre produtor-receptor, ou melhor, o criador e sociedade, são inevitável que caminhem juntos, pois estão trabalhando para um bem comum de sua sociedade, tudo de interesse do cidadão pertencente à comunidade. A divulgação de informação que são de importância para todos atinge cada um que participa intensamente daquele grupo específico, daquela comunidade.



Felipe Neves

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