quarta-feira, 6 de junho de 2007

A união dando resultado


O PAIF ( Programa de Atenção Integral à Família), é uma idéia do governo federa, e vem sendo executado pela prefeitura de Passa Tempo, cidadezinha no sul de Minas a 128 km da capital mineira, e conta com a participação de alguns moradores da cidade.

Os espaços físicos do programa ficam localizados estrategicamente em áreas com maior vulnerabilidade e risco social e pessoal.

Este programa tem como objetivo, promover o acompanhamento sócio assistencial das famílias, potencializar as famílias como unidade de referência, contribuir para o processo de autonomia emancipação social das famílias, desenvolver ações em envolvam diversos setores com objetivo de romper o ciclo de pobreza das gerações entre outros.

O PAIF, tem varias áreas de atuação exemplos a fabricação de doces, salgados de todos os tipos, velas biscoitos, bordados, etc. As equipes são divididas de acordo com a procura pelos produtos por elas produzidos, ou a necessidade de cada área. O governo federal entra com a ajuda financeira para a compra dos ingredientes e objetos necessários para a produção dos produtos, e os integrantes entram com o trabalho.

O projeto vem ajudando 60 famílias com um aumento na renda mensal familiar podendo chegar a 200 reais mês.

Para a coordenadora do programa em Passa Tempo, Maria Auxiliadora é um prazer trabalhar com essas pessoas, “pra mim e muito gratificante trabalhar com essas pessoas, você vê à alegria de cada uma em estar trabalhando, e poder ajudar nas despesas de casa” disse.

De acordo com a salgadeira Maria de Lourdes, que esta no programa a 4 meses essa ajuda e muito importante, “ pra mim é muito importante pois meu marido ganha pouco e eu não recebo a bolsa família”, disse.

Segundo a salgadeira Júnia dos Santos, 41 anos, esta fazendo o que ela mais gosta, “ olha aqui estou fazendo o que mais gosto, e ainda trabalho com minhas duas irmãs, Lucia e a Maria Auxiliadora e encontrei aqui um lugar muito alegre, divertido e mais algumas companheiras, e agradeço a coordenadora Maria Auxiliadora pela oportunidade pois meu marido esta desempregado” disse.

O PAIF, funciona de segunda a sábado e o telefone para contatos e encomendas dos produtos citados é 0(XX) 37-3335-1172.


Nenhum comentário: