terça-feira, 8 de maio de 2007

O Futuro do Jornal Impresso?

Foto: Arquivo JPN

Com o grande número de publicações digitais na Web, acompanhado pelo grande desenvolvimento da Internet e sua c popularização em larga escala, tem despertado uma polêmica interessante entre jornalistas e especialistas em novas tecnologias: o jornal impresso vai acabar? Tem opiniões de todos os tipos. Alguns acreditam que os jornais não sobreviverão ao próximo século e que tudo será digitalizado, e que as essas conseqüências poderão atingir ate à televisão que nós conhecemos. Outros acham que a Internet não representa uma grande ameaça ao jornal impresso e que nenhuma tecnologia, vai superar a comodidade e o conforto que o jornal impresso proporciona.
Por isso a faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte organizou na Casa de Cultura um debate sobe o futuro do jornal impresso. Neste evento estiveram presentes o professor de impresso da Estácio Marcelo Freitas, o jornalista do Estado de Minas Lobato, o também jornalista Luiz Eduardo e o comentarista da Itatiaia Deusdedio de Aquino. Apesar do debate ter acontecido no sábado na parte da manhã, a Casa de Cultura estava completamente lotada pelos alunos do curso de jornalismo da faculdade.

O jornalista Lobato levantou uma questão sobre qual público o impresso quer atingir e de que maneira fará isso. E disse também que um fator que pode acabar com o impresso é a inviabilidade econômica.

Para Deusdedio o mundo esta passando por várias mudanças e o jornalista tem que se adaptar a estas mudanças para ensinar à população entender e compreender o mundo. Mas segundo ele a internet vem competindo com o impresso há muito tempo só que as notícias veiculadas na internet são de difícil leitura e entendimento.

O professor Marcelo Freitas mostrou alguns gráficos sobre a queda nas vendas dos jornais impressos, explicou as causas destas quedas e falou o que os jornais deveriam fazer para recuperar seu público.

No início do debate cada convidado teve direito há 15 minutos para expor suas idéias e a parti daí os alunos começaram a fazer algumas perguntas para os convidados. O debate durou aproximadamente 4 horas.

Para os alunos esse debate foi bem proveitoso porque estava em discussão o futuro do jornal impresso e obviamente o futuro profissional de alguns alunos.

O Cientista político, e professor, Alexandre que fez questão de participar do debate disse que o jornal impresso deve voltar o que era no passado, “o jornal impresso deve voltar a ser tablóides para recuperar espaço”.
São muitas as vantagens das publicações eletrônicas na Web. Os jornais digitais são mais interativos. Os custos de produção e distribuição, geralmente muito elevados nas publicações tradicionais, são reduzidos sensivelmente na Internet. Os artigos e reportagens podem ser complementados com informações adicionais que não teriam espaço nas edições em papel. As notícias podem ser atualizadas várias vezes durante o dia e acessadas instantaneamente por leitores em qualquer lugar do mundo. Além de todas estas vantagens, há também a possibilidade de se implantar serviços especiais, como consulta a bancos de dados com arquivos das edições passadas, classificados online, programas de busca, fóruns de discussão abertos ao público, canais de bate-papo em tempo real e muitos outros.
Embora as publicações online apresentem uma grande quantidade de atrativos e vantagens que as mídias tradicionais não dispõem, muitos jornalistas e especialistas em comunicação acreditam que o jornal em papel terá o seu lugar na era digital.
A web não significou o fim do jornal impresso, mas a informação online gratuita levou os jornais e revistas a descobrirem que a internet não é apenas uma maneira de divulgar o jornal, mas uma mídia específica e por isso o impresso deve se reinventar para recuperar seu publico.

Nenhum comentário: