terça-feira, 22 de maio de 2007

Primeira semana literária em BH

Foto: João Paulo Faleiro

A faculdade Estácio de Sá em Belo Horizonte promoveu em seu auditório há primeira semana literária em Belo Horizonte, que contou com alunos do curso de jornalismo e publicidade e propaganda e vários palestrantes renomados no meio da comunicação, seja escrita, falada ou visual.

A semana literária começou no dia 07 de maio o palestrante Murilo Badaró, presidente da Academia Mineira de Letras, falando sobre os vários aspectos que envolve uma produção de um livro-reportagem, desde trabalho de pesquisa e investigação jornalística e sociológica. Após a palestra a festa de abertura que contou com a participação dos palestrantes, alunos, professores e diretoria da faculdades.

Na terça feira dia 8, o segundo dia da semana literária o objetivo era a discussão sobre as diferenças e especificidades no processo de criação da personagem em texto literários, jornalísticos e teatrais e contou com a participação do jornalista Carlos Herculano, Jorge Neto, publicitário, Angelita Cristiane, atriz, diretora, e professora de língua portuguesa e teatral da faculdade Estácio de Sá-BH e com a apresentação do jornalista, professor e coordenador do curso de jornalismo da faculdade Estácio de Sá-BH, Carlos Alberto Santos.

Na quarta feira dia 9, o terceiro dia da semana literária o tema era discutir a expansão das possibilidades de construção literária no espaço digital e identificar possíveis relações com o fenômeno dos blogs. Contou com a participação da publicitária Juliana Sampaio, da professora da Fafich/UFMG Laura Guimarães, e com a apresentação do professor de jornalismo on-line da faculdade Estácio de Sá-BH, Evaldo Fonseca e a mestre em comunicação social, Joana Matedi.

Na quinta feira dia 10, o quarto dia da semana literária a proposta era a incorporação e contaminação da poesia na vida cotidiana. Contou com a participação de Marcelo Dolabella poeta e professor universitário e teve a apresentação de Cássio Martinho especialista em comunicação e sociabilidade e o professor José Pereira graduado em letras pela UFMG.

Na sexta feira dia 11, quinto e ultimo dia da semana literária, o objetivo era apresentar um olhar retrospectivo do erotismo na literatura européia no século 18 em contraponto com a produção brasileira contemporânea e contou com a apresentação da professora da faculdade Estácio de Sá-BH, Célia Nonata.

A primeira semana literária de Belo Horizonte foi um sucesso para todos os participantes, e a faculdade espera agora fazer anualmente a semana literária e que as próximas também façam o sucesso da primeira.





Nenhum comentário: